Qual o primeiro passo para contratar um plano de saúde?

O primeiro passo para a contratação de um plano de saúde é definir qual a modalidade. Isso varia, principalmente, de acordo com a quantidade de pessoas que entrarão no convênio médico e se o titular possui um CNPJ ou não. .

Avalie a cobertura de atendimento, além de a rede credenciada. Este pode ser um dos pontos mais importantes a ser analisado na pesquisa por um convênio médico. A rede credenciada é o conjunto de hospitais, laboratórios e profissionais que são cobertos pelo plano.

Escolhendo valores

Você vai encontrar planos com os mais variados tipos de cobertura, desde os mais básicos até as opções mais robustas –  que contam com uma gama de diferenciais e rede credenciada maior e mais ampla. O preço final irá depender de quais são as suas necessidades, os hospitais que estão na sua rede credenciada e a faixa etária dos beneficiários.

Definindo dependentes a serem inclusos

Com base nos tipos de contratação, dependendo do convênio escolhido, você pode adicionar familiares como dependentes – fique atento que cada convênio pode ter variações e regras próprias – consulte seu corretor de seguro de saúde.

Confira abaixo quais parentes em geral podem ser incluídos no seu plano médico:

  • Cônjuge e companheiros em união estável
  • Parentes consanguíneos de até terceiro grau: pais, filhos, irmãos, netos, avós, bisavós, tios e sobrinhos
  • Filhos, enteados ou qualquer pessoa que esteja sob a sua guarda ou tutela judicial até completar 21 anos de idade
  • Filhos, enteados ou qualquer pessoa que esteja sob a sua guarda ou tutela judicial entre 21 e 24 anos de idade, que sejam dependentes economicamente do titular do plano ou que esteja cursando a faculdade
  • Pensionistas

Entendo a carências

Para saber quando você poderá começar a utilizar os benefícios do seu plano, é fundamental entender sobre a “carência”. Ela corresponde ao período determinado para que o beneficiário tenha acesso à diferentes tipos de serviços e o prazo máximo é determinado pela ANS. Com isso, são elas:

  • 24 horas: urgência e emergência;
  • 180 dias: internações;
  • 180 dias: cirurgias e procedimentos de alta complexidade;
  • 300 dias: parto;
  • 2 anos: doenças ou lesões preexistentes.

Isso pode variar de acordo com a seguradora e em casos de transferência, tendo que ser avaliado caso a caso por um corretor qualificado em seguro de saúde, seja um seguro de saúde pessoa física ou seguro de saúde empresarial.

Por fim, entendidas as carências, cobertura, dependentes, benefícios e diferenças de cada um junto do seu corretor – reúna documentos diversos conforme a necessidade listada pelo seu especialista e boa contratação!

Para contratar seu seguro de saúde em Jundiaí, Grande SP, toda região metropolitana do ABC e todo o Brasil, conte com a Corretora de Seguros All Protection – www.allprotection.com.br