O seguro de automóveis é uma das principais modalidades de seguros do país, responsável pela arrecadação de R$ 17,43 bilhões em prêmios no primeiro semestre do ano de 2021. O valor é 6,8% superior ao do mesmo período de 2020. Contudo, dados do Denatran e da Susep nos indicam que apenas 16% da frota de veículos no Brasil possuía cobertura de seguros em 2019. Ou seja, números muito aquém do esperado – mesmo com toda a importância implícita ao fazer um seguro de automóvel – ainda é inacessível a muitos brasileiros.

Para mudar este cenário a Susep simplificou o seguro auto e a partir de 1 de setembro de 2021 nova regras estarão vigentes em todo o Brasil. Agora, contratar um seguro para o carro, deverá mais fácil e mais barato. As mudanças foram estabelecidas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) e publicadas no Diário Oficial da União (DOU).

Entre as mudanças propostas pela Susep está a possibilidade do seguro ser contratado sem a identificação exata do veículo. Ou seja, a apólice não precisará mais estar mandatoriamente no nome do proprietário do carro. Essa medida, já alinhada a práticas em outros países. aumenta, por exemplo, o acesso a motoristas de aplicativos e motoristas que já adotam o compartilhamento de automóveis, utilizam carros por assinatura ou alugados – entre outras facilitações. Levando seguro de automóveis para mais pessoas em potencial.

Outras novidades para os seguros de automóveis:
– Autorização para comercialização de coberturas de danos abrangendo diferentes riscos, permitindo coberturas parciais. Um exemplo: a apólice poderá cobrir apenas a dianteira do automóvel, retrovisores e vidros, e não todo o veículo. A permissão para estruturação de coberturas de casco de forma parcial, com assunção apenas de parte do risco pela seguradora, e a exclusão de limite para caracterização de indenização integral permitirão maior diversificação de produtos e preços, atendendo às necessidades e preferências de diferentes consumidores.

– Será possível também a contratação de coberturas de responsabilidade civil facultativa, assistência e acidentes pessoais de passageiros vinculadas ao condutor, independentemente de quem seja o proprietário do veículo.

– Seguradoras passam a ter a possibilidade de cobrar franquia em casos de indenização integral ou por incêndio, queda de raio e explosão, o que antes era proibido; Seguradoras poderão prever na apólice que o reparo do veículo seja feito exclusivamente em oficina de rede credenciada. O que permitirá baratear ainda mais os seguros.

Para contratar seu seguro de automóveis em Jundiaí, Grande SP, toda região metropolitana do ABC e todo o Brasil, conte com a Corretora de Seguros All Protection – www.allprotection.com.br

A norma pode ser lida na íntegra por este link.

Acesse aqui a exposição de motivos para a alteração normativa.